Setur e Comissão Organizadora definem programação da 13ª Parada LGBT de Prudente

Durante reunião na tarde desta sexta-feira (05/07), na sede da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) na Cidade da Criança, foi definida a programação e o trajeto da 13ª Parada do Orgulho LGBT de Presidente Prudente.

A Parada 2019 ocorrerá no dia 14 deste mês e, assim como nos anos anteriores, será no Parque do Povo. Já a concentração será a partir das 14h em frente ao Hotel Itaverá Master, na Avenida 14 de Setembro. O percurso será a bordo do Trio Elétrico Tuatara. Seguindo o cronograma, às 16h terão início os shows no palco do evento, que será instalado na região central do Parque do Povo. A comissão organizadora aguarda cerca de 10 mil pessoas durante toda a programação do evento.

Antecedendo o evento de maior destaque, haverá a festa Pré Parada, no sábado (13), na Boate NYL Lounge. A renda arrecadada com a venda das entradas será revertida para custear parte das despesas da realização da Parada LGBT.

Durante a semana, ocorre a programação da 4ª Semana da Diversidade. No domingo (7), às 18h, tem o Sarau da Diversidade, na quadra coberta do Parque do Povo. Na segunda (8), às 19h30, Roda de Conversa ‘Minha Bissexualidade te Incomoda?’, na Sala 6 do Centro Cultural Matarazzo. Na terça (9), a Casassa (Casa de Acolhimento LGBT+) promove o ‘Cine Debate’, com exibição do Filme ‘Stonewall: Onde o Orgulho Começou’. Será às 19h30, na Sala de Cinema do Matarazzo.

Ainda em relação à programação, na quarta (10), às 18h e às 19h, na CUT (Central Única dos Trabalhadores) sub-sede de Prudente, tem Exposição e Seminário, respectivamente, com o tema ‘Que Ódio é Esse?’, com Wilians Ventura e Kayque Cordeiro. Na quinta (11), às 19h30, na Área de Convivência do Sesc/Thermas, tem o bate papo ‘Translugares Sociais’, com o antropólogo Kaio Lemes. Na sexta-feira (12), às 19h30, no Galpão da Lua, tem a Oficina ‘Faces do Preconceito no Universo LGBTI+’, com o psicólogo Edson Marcelo.

Segundo o secretário de Turismo, Paulo Silvio Sanches, a Parada LGBT faz parte do calendário turístico de Prudente, “uma vez que já temos dezenas de caravanas da região e de outros estados que confirmaram presença no evento”.

De acordo com a comissão organizadora, o hotel parceiro da parada está com limite máximo de sua capacidade de lotação. Diante da afirmação, o secretário diz que além do setor hoteleiro, outros setores também são beneficiados com a realização do evento, “como taxistas, aplicativos de viagens, setor de alimentação entre outros”.

Além do secretário de Turismo e de membros da Comissão Organizadora da Parada, a reunião contou com a participação de agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e representante da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).