Região turística Sol do Oeste estimula investimentos no setor para 2023 

Em Presidente Prudente, durante o Fórum de Turismo do Oeste Paulista, foram pontuados alguns dos esforços necessários para projetar a região turística “Rota Sol do Oeste” na rota do turismo paulista em 2023. “A cidade tem um ambiente plenamente favorável para impulsionarmos a atividade. E em 2023 vamos intensificar este trabalho de estímulo ao empreendedorismo no turismo. Já estamos com um projeto preparado e pronto para ser aprovado que vai colocá-la no rol dos municípios de interesse turístico do estado de São Paulo”, afirma Adolfo Padilha, secretário municipal de Turismo.
 
Ainda de acordo com o secretário, Prudente já é referência em um circuito de 12 municípios que compõem a Rota Sol do Oeste. “Além de contribuirmos com a abordagem técnica para ampliar o potencial regional para este filão da atividade econômica, somos uma cidade referência por ter um circuito intermodal formado por um aeroporto internacional e a Rodovia Raposo Tavares, fundamental para o nosso desenvolvimento”.

Programa de estímulo ao turismo

A CART Concessionária de Rodovias está entre as empresas que contribuem com o estímulo ao desenvolvimento do turismo regional. Este é um dos projetos de inovação da corporação ambientados no ESG e em consonância com a sua proposta de atuar ativamente nas comunidades em que está inserida no âmbito da promoção dos 17 objetivos da ONU.

O Turismo da Gente é um dos pilares neste contexto. A Concessionária busca consolidar por meio de parcerias uma rota turística além da circulação regional focada em negócios e transporte de cargas. Os atrativos, inclusive, resultaram na criação de um mapeamento, segmentado por áreas de interesse do viajante e que pode ser acessado no link. Os turistas também podem seguir as programações turísticas atualizadas na rede social @turismodagente.

Na avaliação de Luiz Fernando Neves, mestre em turismo, consultor e mentor de planos de desenvolvimento turístico, a Rota Sol do Oeste necessita avançar com ofertas de atrativos bem definidos para despertar o interesse do turista. ““Temos muita história, cultura, religiosidade, natureza. Este leque de opções demanda uma oferta de produtos e experiências aos visitantes, em especial, da própria região”, analisa.

Para o especialista, o ponto de partida para obter bons resultados em curto prazo é estimular o próprio morador de cidades vizinhas a conhecer essas experiências, a partir de uma oferta turística consolidada. “Hoje já temos uma ferramenta de excelência que é o programa Turismo da Gente, iniciativa da CART que coloca a atividade turística em pauta como desenvolvimento. A Raposo Tavares tem um papel fundamental como equipamento de transporte e que liga todas estas cidades. É uma visão fundamental e esta parceria com lideranças de Prudente, um hub no contexto regional, é um ponto de partida para fortalecer o turismo como motor de economia”, afirma.

A Rota turística Sol do Oeste, é composta pelos seguintes municípios: Caiabu, Santo Expedito,Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Paulicéia, Adamantina e Martinópolis e reúne varios segmentos do turismo, desde o rural até o hospitalar.

Secretária de Turismo

Gestão Ed Thomas e Izaque Silva promovendo turismo e lazer para todos.