Em busca de verba para construção de recinto, Cidade da Criança recebe visita de Promotor do Ministério Público

Na tarde desta quinta-feira (08) a Cidade da Criança recebeu a visita do Promotor Jurandir José dos Santos; acompanhado do secretário de Turismo Adolfo Padilha e do secretário do Meio Ambiente Fernando Luizari Gomes, além do assessor Miguel Francisco, o promotor teve a oportunidade de conhecer as instalações do Hospital Veterinário da Cidade da Criança, bem como conversar com a equipe técnica do local; durante a visita foi apresentado os recintos de quarentena animal, aqueles utilizados para a acomodação de animais que estão sendo tratados pelo Hospital. Neste local foi lhe apresentado o recinto onde está alocada a onça-parda Nala, que foi resgatada em Junqueirópolis e trazida para tratamento no Hospital Veterinário da Cidade da Criança em dezembro de 2021.O promotor também conheceu os recintos do zoológico e aviário do parque, bem como as demais instalações do local.

A visita foi feita através de um convite do secretário Adolfo Padilha, para que o Promotor pudesse conhecer in loco o trabalho realizado pela equipe da Cidade da Criança, bem como as necessidades do local, além da busca de apoio para a construção de um recinto de grande porte, que possa abrigar a onça Nala.

Ao final, o Promotor Jurandir comentou sobre o que pode observar durante a visita:

“Eu visitei o parque a fim de conhecer a situação atual, já havia muito tempo desde minha ultima visita, o que vi, é um lugar onde há muito o que fazer. O Ministério Público está aqui para tratar sobre os recintos dos animais, trabalhando junto a administração da Cidade da Criança, para melhorar a qualidade de vida dos animais que aqui estão, e se for o caso, receber outros.

Como disse aos secretários, iremos trabalhar juntos nesta busca de alocar recursos, veremos de que forma o Ministério Público poderá contribuir para que se possa melhorar as condições do local.

É um lugar muito bonito, um lugar que deve sempre ser visitado pelos moradores de Prudente e região, mas para isso, é necessário que melhoremos as condições atuais.

O secretário Adolfo Padilha agradeceu a visita do Promotor e comentou:

“Gostaria de agradecer ao Promotor Jurandir, e também de reforçar o quanto é importante receber a visita in loco de uma autoridade para conhecer o trabalho de perto, ver a realidade do trabalho que é executado pela equipe da Cidade da Criança.
Além de conversar com a equipe, o promotor teve a demonstração clara de quão bem os animais  se relacionam com os seus tratadores, o que demonstra que são muito bem tratados.
Para a Cidade da Criança é muito importante ter o apoio do Promotor Jurandir, para a busca de recursos, para conseguir de fato, a reforma destes recintos, que foram construídos a 20 anos atrás e até então, tiveram apenas algumas intervenções pontuais, com essa reforma ofereceríamos então, melhores acomodações para nossos animais.O Mais importante de tudo, foi mostrar que mesmo com todas as dificuldades, os animais são muito bem tratados, e o seu bem estar é a prioridade de toda a equipe da Cidade da Criança.

Outro ponto chave desta visita, foi a busca de apoio para o que é mais urgente para nós neste momento, que é a construção de um recinto adequado para a Nala, a nossa onça parda, que foi tratada pela equipe do hospital veterinário com 1 mês de vida, e hoje, após ser recuperada, precisa de um espaço adequado para viver.

Quando chegou, a Nala precisou de um cuidado muito grande, incluindo a alimentação a cada duas ou três horas com mamadeira, o que a tornou dependente do ser humano para viver, desta forma, ela não pode ser solta, pois não sobreviveria na natureza, e até mesmo sua transferência para outro zoológico ou reserva, seria complicada, pela dificuldade de adaptação que ela teria.

Desta forma, estamos pedindo apoio do Ministério Público, na pessoa do Dr. Jurandir, na busca de recursos para construir um espaço adequado para a Onça – Parda, e também para um tamanduá bandeira, um animal que corre risco de extinção, e que também chegou muito fragilizado ao hospital, e hoje, mesmo recuperado, não pode retornar a vida livre.

Importante ressaltar que também estamos buscando apoio junto a iniciativa privada e estamos abertos ao contato de cidadãos, que desejem contribuir com a construção destes recintos.

Além de tudo, a visita do promotor Jurandir demonstra algo importantíssimo para a administração do Prefeito Ed Thomas, a credibilidade e a confiança de que nosso governo, através do Prefeito e dos secretários está buscando fazer o melhor para a cidade.”