Balneário da Amizade recebe placa de comunicação alternativa.

O Balneário da Amizade recebeu a instalação de uma prancha de comunicação alternativa, que permite a interação e a comunicação de pessoas com dificuldades de fala, como autistas não oralizados. A iniciativa tem o objetivo de promover a acessibilidade inclusão no local.

A iniciativa partiu de Mariana Sampaio, que é formada em Pedagogia e atualmente faz mestrado em Educação, com foco em Comunicação Alternativa. Mariana levou a demanda até a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, que, em parceria com a Secretaria de Turismo, escolheu o Balneário da Amizade como o primeiro local a receber a placa.

“Minha pesquisa é sobre comunicação alternativa para crianças autistas não oralizadas, então fui até a coordenadoria, conversei com o Neto, levei o projeto da prancha e prontamente fui atendida. Foi um processo muito prazeroso de confeccionar essa prancha, desde o primeiro contato com a Coordenadoria, até na tarefa de pensar nos símbolos”, afirmou Mariana.

A prancha foi modelada através de um software de comunicação alternativa e é utilizada para desenvolver a autonomia da criança, que através dos verbetes e dos pictogramas, demonstra visualmente o seu desejo. “Essa é uma grande conquista para a cidade, pois lutamos para que a causa tenha cada vez mais visibilidade. A placa pode ser utilizada não só pelos autistas, mas também por todos que tenham alguma dificuldade de fala. Estou muito feliz em participar desse projeto e espero que seja a primeira de muitas a serem instaladas pela cidade”, concluiu Mariana.

O Assessor da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência, Neto Salvador, comenta sobre a importância deste projeto.
˜A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Assistência Social, liderada pelo Prefeito Ed Thomas, tem trabalhado em conjunto com a comunidade para promover conscientização, oportunidade e acessibilidade para todas as pessoas. A Mariana levou essa demanda até nos na Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, e junto com a Secretaria de Turismo, escolhemos o Balneário como o primeiro local a receber a placa.

Após o Balneário da Amizade, o próximo local a receber a instalação das pranchas será a Cidade da Criança.