Praça do Centenário

Em meio à paisagem verde que contorna o Parque do Povo de Presidente Prudente, está localizada a Praça do Centenário. A praça foi inaugurada no ano de 2018 pelo Prefeito Nelson Roberto Bugalho. A praça representa um pouco da história da cidade que comemorou 100 anos em 2017.

Diante de significados escondidos atrás de cada detalhe, o espaço é resumi uma parte da história da cidade. Dentre as características que chamam a atenção, está a “rosa dos ventos”. O símbolo indica os quatro pontos cardeais da cidade e foi desenhado em alto relevo no solo, revestido em granito. Confeccionado por pedras, é possível observar o mapa da cidade na silhueta da praça. É possível observar a presença de todos os bairros na imagem, até mesmo os distritos que circulam Prudente.

Logo na entrada da praça, os visitantes poderão ver um monumento com 8 metros de altura, onde foi representado o aperto de mãos entre o Coronel José Soares Marcondes e Manoel Goulart, fundadores de Prudente. Para o presidente da comissão, os olhares das figuras olhando para o horizonte trazem a ideia de “prosperidade ao povo por mais 100 anos”.

Cápsula do tempo

Fabricada de inox, dentro do objeto foram colocadas fotos, mensagens e documentos das entidades que contribuem para o desenvolvimento de Presidente Prudente. A abertura da cápsula é prevista para daqui a 50 anos, quando “serão observadas as mudanças e realizações alcançadas pelo nosso povo durante o período”.

 Localizado em uma área de 24 mil metros quadrados, a Praça do Centenário tem mais de 11.619 metros de área construída. Projetada por Maurício Fernandes, arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, foi instalada em todas as luminárias e postes a iluminação de led, que permite mais economia nos gastos com luz. Além disso, um trabalho paisagístico de 40 palmeiras imperiais foi plantado em torno de praça.